Cliente:
Museu/Igreja de Évora
Intervenção:
- Conceção de projeto;
- Candidaturas;
- Gestão integrada de projeto(contratação pública, Gestão de obra, publicações, multimédia, Design, videovigilância, museugrafia, domótica )
O projeto assume uma abordagem integrada de intervenção, tendo como foco a valorização do património da Igreja da Misericórdia, que atravessa um conjunto de atividades e, no seu conjunto, permitirão tornar visível e acessível a todos/as a riqueza cultural e histórica da igreja.
O contexto de partida para este projeto resulta de uma análise criteriosa e contextualizada com a realidade local, regional e nacional, do qual se concluiu da relevância que o mesmo tem enquanto contributo para o desenvolvimento sustentável da região.
O contexto de chegada, com a implementação do projeto, será um passo significativo e um contributo para uma estratégia comum, sólida e consistente com a valorização do existente, preservando o património mas colocando-o ao dispor da comunidade. São resultados prospetivos:
Valorização do Património;
Inovação na oferta;
Disponibilização de informação histórica e cultural;
Articulação com os agentes turísticos;
Enriquecimento da oferta turística;
Sustentabilidade do espaço;
Espaço inclusivo para todos/as;
Aproveitamento das oportunidades do mundo digital;
Disseminação de Évora pelo mundo.
Carregue no lado direito ou esquerdo da imagem para ver mais
A Santa Casa da Misericórdia de Évora foi fundada no longínquo ano de 1499. Desde então, e de uma forma ininterrupta, tem desenvolvido uma extensa (e intensa) atividade assistencial, social, religiosa e cultural.
No interior do museu são apresentadas seis salas expositivas de diferentes temáticas, onde se fica a conhecer, numa salutar convergência entre as peças de arte e as narrativas digitais de apoio, o legado histórico-patrimonial desta importantíssima instituição da cidade de Évora, cujo centro histórico é classificado como Património Cultural da Humanidade, desde 1986.
A visita culminará, como não poderia deixar de ser, na própria igreja da Misericórdia, templo erigido em meados do Século XVI e totalmente redecorado no início da centúria de setecentos. Aqui, através de uma harmoniosa e equilibrada combinação entre a talha dourada e o programa iconográfico apresentado na pintura e azulejaria do período barroco.
Carregue no lado direito ou esquerdo da imagem para ver mais